terça-feira, janeiro 08, 2008

Janeiras no Rossio


As Janeiras nas ruas do Rossio

No dia 7 de Janeiro do novo ano, aproveitando uma aberta no tempo e uma pausa na chuva, o Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo voltou à rua e, desta vez, para cantar as Janeiras.
As cinco turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico em conjunto com as duas salas do Jardim-de-Infância, docentes e auxiliares de acção educativa arrastaram os Rossienses para fora das suas casas entoando, umas vezes mais afinados do que outras, o “Natal dos Simples” e outras canções associadas a esta tradição popular.
O cortejo lá foi passando, arrebatando sorrisos e acenos de concordância à mistura com sorrisos de satisfação.
Nunca o Rossio tinha visto tantos reis juntos, cada um com a sua coroa acenando para o povo em seu redor.
Do Bairro S. José Operário ao Largo D. Joana Soares Mendes, o bater das pandeiretas e dos ferrinhos, das vozes e da guitarra não foram suficientes para acelerar o passo e o tempo esgotou-se rapidamente fazendo o grupo regressar à escola para o merecido almoço.
Ainda havia vontade de voltar da parte da tarde e de cantar por outras ruas, que o cansaço logo fez esquecer.
Mais uma vez temos a agradecer a simpatia com que os Rossienses receberam as crianças desta comunidade escolar, fazendo-as sentirem-se bem e realizadas.
Agora já se pensa no Carnaval para promover um novo cortejo pelas ruas da nossa Freguesia, mas no entretanto, também sabem que há que estudar para se poder continuar a sonhar, pela vida fora!
Esta vai à despedida
Por cima de um malmequer
Bom-dia meus senhores
Até para o ano se Deus quiser!

3 comentários:

Anónimo disse...

este dia das Janeiras foi muito giro

Anónimo disse...

eu também gostei

Anónimo disse...

Eu gostei muito de ir cantar as Janeiras...Rui Miguel turma B