terça-feira, março 18, 2008

Passeio Pedestre

Histórias e Lendas do nosso passado local

No dia 15 de Março de 2008 realizou-se mais um passeio pedestre organizado pela nossa escola. Desta vez contámos com a presença do Dr. José Gaspar, historiador e director da Revista Zara.

O nosso passeio iniciou-se junto à capela de S. José. Neste local o nosso convidado começou por explicar a existência de cemitérios junto às igrejas num passado não muito distante, explicando a hierarquia da colocação dos corpos.

Seguimos em direcção ao Cabrito onde parámos junto à firma “Victor Guedes”. Neste local abordou-se o “mito” alusivo ao galo que originou nome ao azeite, reconhecido também a nível internacional. Depois continuámos em direcção à passagem de nível de Arrifana, onde se fez referência à linha do Leste e da Beira Baixa e a sua importância no desenvolvimento do Rossio.

Também não ficou esquecida a famosa ponte do “corta cabeças” em que era necessário avisar as pessoas, para que estas não se colocassem à janela, quando o comboio abrandava neste local.
Junto ao Tejo, foi explicado a importância do rio, que outrora era muito navegável, no transporte de produtos (cortiça, palha, azeite…) para Lisboa e no regresso de outros para Abrantes. Foram mostradas algumas imagens de “Varinos” ou “Barcos de Água Acima” que transportavam os referidos produtos.

Fez-se referência à ponte das barcas e mostraram-se imagens, assim como da construção da ponte actual.
De regresso, junto às Fundições do Rossio, falou-se da importância da fábrica que, embora já centenária, muito contribuiu para o desenvolvimento do Rossio.

A actividade correu muito bem e o nosso convidado captou o interesse de todos os presentes: pais, alunos, encarregados de educação e professores.

Sem comentários: